Perfil: Aluno Fatec Escolher outro perfil de busca


Material didático

Dentro de cada discpilina estarão disponíveis, para acesso a qualquer momento, os conteúdo de aulas e materiais de apoio que o professor disponibilizar para estudo. Caso o professor tenha realizado a gravação da aula, esta também ficará disponível, porém esta decisão é de acordo com cada professor.

Para acessar o material da aula consulte o item 6 e 7 da Cartilha do Teletrabalho 5 e no Guia do Aluno de Fatec disponíveis em https://www.cps.sp.gov.br/cartilhas-teletrabalho/
As pastas e documentos devem aparecer na guia Arquivos. Esta guia está dentro da disciplina (Equipes).

Somente o proprietário do vídeo, no caso o professor, pode fazer seu download. Caso o professor deseje,poderá fazer o download e anexá-lo nas postagens do canal e/ou carregá-lo nos arquivos do canal para visualização e download pelos alunos.

Para salvar arquivos no celular consulte a Cartilha do Teletrabalho 4: OneDrive, disponível em https://www.cps.sp.gov.br/cartilhas-teletrabalho/

Caso o computador seja um Mac ou um computador com sistema Linux, é possível que encontre algumas incompatibilidades. Celulares com sistema operacional Android de versões antigas também podem enfrentar este problema. Se for um computador com Windows, verifique se outros colegas conseguem acessar o mesmo arquivo, ou tente reinstalar o aplicativo. Talvez seja preciso limpar o cache do navegador. Se o arquivo estiver em um canal que não seja o geral, é preciso ver se o professor adicionou todos os alunos no referido canal. Internet sobrecarregada também pode gerar mensagem de falta de acesso e, neste caso, tente novamente mais tarde. Em caso de imcompatibilidade de sistema, se possível, acesse o Teams versão online por um computador.

Essa funcionalidade por enquanto está disponível apenas para IOS, será disponibilizada em breve para o Android. Sugerimos a criação de uma outra pasta para compartilhamento, na aba de arquivos, pois esta ficará visível aos alunos, em ambos sistemas operacionais IOS e Android. referencia: https://answers.microsoft.com/pt-br/msoffice/forum/all/microsoft-teams-visibilidade-da-pasta-material-de/f642c7d6-8a8e-4cc0-8339-b057bad88be8

O compartilhamento de vídeos do YouTube deve ser feito de outra forma: disponibilizando o link e não criando aba ou guias


Ao acessar um canal, abaixo do campo de mensagens tem o icone do YouTube. Basta clicar nele e colar o link do referido vídeo.





Verifique:


1. Se a internet estiver lenta, aguarde melhorar ou tente novamente mais tarte


2. Se o arquivo é muito grande, prefira colocá-lo no OneDrive e compartilhar o link de acesso


3. Um arquivo deve ser anexado na guia  "Arquivos" ou no chat de uma aula online ou chat privativo. Não utilize "copiar e colar" de outro local, mesmo que do próprio Teams, pois a funcionalidade desta ação depende das permissões de visualização do arquivo original.

Os vídeos ficam gravados na plataforma Microsoft Stream até serem apagados pelo proprietário, no caso o Professor. Independente disso, para que os alunos possam assistir aos vídeos é ncessário que o professor faça o download do vídeo e a postagem no canal ou na guia arquivos do canal desejado.

Na forma da lei no. 9610/1998 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm), que dispõe sobre direitos autorais, é vedada a captação de imagem e som, e a sua reprodução, sem o consentimento do autor (no caso o professor). Nesse contexto, qualquer gravação desautorizada pelo professor é proibida pelo ordenamento jurídico e sujeita o infrator (membros ou proprietários) à sanções civis, administrativas e potencialmente até criminais. Cumpre aos docentes, quando estiverem ministrando as suas aulas, consignarem expressamente esse disclaimer, qual seja, de que é vedada a gravação e reprodução das aulas ministradas por profissionais do Centro Paula Souza, através da plataforma Teams ou por outros meios, para qualquer finalidade, sob pena de responsabilidade.